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Inovação para Retenção

Foto do escritor: Bruna HissBruna Hiss

Marcas de luxo são construídas em torno de exclusividade, herança e prestígio.

Você já parou para pensar se são elementos suficientes para novas escalas de consumidores?

A fidelidade tem diminuído entre consumidores influentes, 56% se consideram menos fiel este ano, comparado ao ano passado. Para mantê-los ativos as marcas precisam trabalhar a inovação e por isso, listo abaixo alguns caminhos que ajudarão sua marca a se conectar melhor com o seu cliente.


Realce a qualidade do produto


A qualidade do produto é um dos principais impulsionadores dos gastos de luxo. 88% dos consumidores de luxo declaram que compram produtos de luxo devido à sua qualidade premium. Com ações específicas, as marcas devem enfatizar a qualidade e aumentar o desejo e a satisfação. Um ótimo exemplo é focar no artesanal, pois para um grande número de consumidores de luxo, artesanal é igual a bem feito.

Ofereça coleções artesanais sob medida ou produtos de edição limitada. Irradie a autenticidade, mostrando aos consumidores como seus produtos são fabricados. Outra boa dica de qualidade está relacionada à informação, destaque matérias, métodos precisos de fabricação, onde e como os produtos são feitos.


Conecte-se com jovens consumidores


Gerações Y e Z representavam 47% do mercado em 2018 e representarão 55% em 2020. Reter esse segmento de clientes é chave para o crescimento do negócio e podemos usar algumas ferramentas para atraí-los.


Esteja engajado em mídia social: 95% dos consumidores de luxo da geração Z usam mídia social para interagir com suas marcas preferidas. Criar conteúdo digital e campanhas focadas em temas aspiracionais (em vez de acessibilidade) para manter o ar de exclusividade. Trabalhe com influenciadores para moldar decisões de compra e alavanque vendas usando as ferramentas de Instagram.


Sustentabilidade: 64% da Geração Z são influenciados por sustentabilidade. Use recursos responsáveis, materiais eco-friendly, realce as informações de uso nas suas ações de Marketing e enfatize seu esforço para contribuir com a melhora dos impactos ambientais na cadeia produtiva. Prove a si mesmo anunciando de tempos em tempos sua responsabilidade social.


Promova individualidade: os consumidores de luxo modernos buscam produtos que possam realçar sua personalidade. Permita que consumidores possam personalizar produtos em uma experiência na loja em que eles possam visualizar o artesão criando seu design preferido. Considere uma plataforma online de personalização, assim os consumidores podem ver o passo a passo e fazer suas próprias escolhas se sentindo parte do processo.


Invista em Collaboration


Já ouviram falar que as Collaborations são a “nova garota dos olhos” das marcas? Isso porque em um mundo com mudanças tão rápidas a inovação é a chave para se manter relevante e construir fidelização do consumidor. As chamadas Collabs aumentam a percepção da marca e ainda a probabilidade de consumidores comprarem.


Para se destacar e fortalecer seu apelo concentre-se em parcerias inusitadas e surpreendentes. Se o seu público é formado por millennials e pela geração Z, concentre-se em criar experiências únicas.


Boa sugestão é gerenciar edições limitadas, oferecendo produtos colaborativos como mercadoria limitada para criar hype, visibilidade e urgência. Sua estratégia de edição limitada deve ser orientada por uma grande ideia que é autêntica e exclusiva para sua marca.


Melhore a Experiência de Compra Digital


O luxo já atingiu um patamar inusitado para o segmento, pois 38% dos gastos de luxo ocorrem pela Internet. Embora a maioria das marcas de luxo esteja online, a experiência de compra está longe do que muitos consumidores estão acostumados.

A estratégia digital é diferente de marca para marca e varia de acordo com o segmento, mas aqui darei alguns exemplos de estratégias universais que juntas oferecem uma experiência digital eficaz visando manter o prestígio da sua marca.


Personalização do canal de vendas online: saiba que 45% dos compradores de luxo desejam produtos e serviços mais personalizados. Forneça sites localizados para cada país ou região de atuação, crie um guia de estilo personalizado para ajudar no dimensionamento, forneça um especialista on-line para responder perguntas e use plataformas com inteligência artificial para enviar recomendações personalizadas aos visitantes do site.


Aplicativo móvel: crie seu aplicativo móvel para compras em trânsito, incluindo recursos como várias opções de pagamento, carrinhos de compras sincronizados e pesquisa visual. Incorpore novas tecnologias, como a realidade aumentada, para ajudar os consumidores a experimentar seus produtos.


Experiências omnichannel: concentre sua estratégia omnichannel em fornecer uma experiência diferenciada ao cliente e permitir que os consumidores interajam com sua marca física e digitalmente com o mesmo nível de serviço. Os principais serviços omnichannel incluem disponibilidade em tempo real do produto on-line e na loja, devoluções na loja e clique e colete.


Gere emoções


Para tocar o coração dos clientes e criar vínculos emocionais não basta ter qualidade, herança e prestígio é preciso vivenciar experiências, situações que ficarão na memória para sempre e não poderão ser esquecidas com o tempo.


Para isso, interaja com seu público, conquiste sua confiança através de laços emocionais. Pode ser na própria loja, ou em um ambiente inusitado, um espaço interativo com design atraente onde consumidores podem interagir com a marca.


Outra forma boa é através do Storytelling, as histórias das marcas são excelentes ferramentas para se conectar com o público, pois comunica valores, herança, tradição e artesanato. Atenção à verdade, use sempre a realidade dos fatos para ter uma relação de transparência com seus clientes.


Gostou do conteúdo? Espero ter ajudado e se quiser continuar o papo, vamos tomar um café?



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