Confira 5 tendências que te ajudarão a alavancar seu negócio
Estamos em constante mudança e a cada dia o varejo se mostra mais maduro e unido diante de informações visando dividir conteúdo, números, previsões e possibilidades para que a retomada da economia aconteça de forma gentil para empresas e consumidores.
Sabemos que o modo de consumo mudou e não voltaremos ao passado. Vamos olhar o futuro com otimismo buscando nos aproximarmos do consumidor, da sociedade e suas necessidades e assim fortalecer a sua marca.
Divido aqui algumas perspectivas para a indústria que podem ser relevantes e te ajudar a criar competências em alguns setores do negócio e sair dessa crise mais forte, usando-a como oportunidade de reinventar-se diante deste novo mundo.
Vocês perceberam que minha visão é do mercado de luxo, então acabo focando bastante nesse segmento, mas acredito que as dicas abaixo poderão direcionar qualquer empresa do segmento de varejo.
1-Revise seu estoque 2020 e 2021
Programe lançamentos de coleção com cautela e reveja quantidade de número de peças.
Cuidado com descontos para não comprometer a imagem da marca
Se informe com atacado e e-commerce sobre desempenho de vendas
Permutas podem ser boa opção em alguns casos
Recompense clientes fiéis com presentes e outros gifts para surpreendê-los e encantá-los, além de estimulá-los a retomar as compras.
2- Aprimore o engajamento digital
Pense em comunicar-se diariamente com seu cliente e crie senso de comunidade da sua marca. Use a força do conteúdo e influenciadores de nicho
Acelere investimentos digitais e mude gastos com mídia para canais online com foco na ativação dos clientes e não na construção de marca.
Aprimore seu site e considere parcerias com e-retailers de boa reputação.
O Marketing digital deve ajudar a aumentar as vendas online e a atrair consumidores a visitar as lojas físicas.
3- Gerencie seu caixa
Examine seus gastos e identifique reduções responsáveis de saída. Revise contratos e despesas operacionais incluindo Marketing e Eventos. Prepare-se para apoiar o atacado e e-commerce estendendo prazos de contas a receber e organizando trocas de estoque.
4- Planeje de demanda
Tenha uma clara visão da sua necessidade. Revise seu orçamento 2020 em cada unidade de negócio. Crie incentivos para chefes de departamentos e definam novas metas. Atenção em impulsionar vendas às custas da margem, pois uma abordagem focada em vendas produzirá projeções de demanda imprecisas.
5- Reveja o modelo de operação e centralize o digital
Essa crise foi catalizadora para muitas empresas em desenvolver e executar o online e a estratégia omnichannel. Consumidores devem ser tratados igualmente em todos os canais, com a mesma linguagem e benefícios. O serviço digital deve ser personalizado visando dar continuidade ao alto padrão de experiência física.
Refletindo sobre essas possiblidades vemos que agora chegou a vez de desenvolver talento gerencial em resiliência e transformação. Busque informação à sua equipe, treine-a e incentive-a a estarem juntos nesse momento. Pessoas juntas são mais criativas e constroem uma história de sucesso.
Gostaria de trocar mais ideias sobre o tema acima? Me procure e tomamos um café!
Fonte McKinsey & Company
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