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Perspectiva para indústria do varejo

Foto do escritor: Bruna HissBruna Hiss

Confira 5 tendências que te ajudarão a alavancar seu negócio

Estamos em constante mudança e a cada dia o varejo se mostra mais maduro e unido diante de informações visando dividir conteúdo, números, previsões e possibilidades para que a retomada da economia aconteça de forma gentil para empresas e consumidores.

Sabemos que  o modo de consumo mudou e não voltaremos ao passado. Vamos olhar o futuro com otimismo buscando nos aproximarmos do consumidor, da sociedade e suas necessidades e assim fortalecer a sua marca.


Divido aqui algumas perspectivas para a indústria que podem ser relevantes e te ajudar a criar competências em alguns setores do negócio e sair dessa crise mais forte, usando-a como oportunidade de reinventar-se diante deste novo mundo.


Vocês perceberam que minha visão é do mercado de luxo, então acabo focando bastante nesse segmento, mas acredito que as dicas abaixo poderão direcionar qualquer empresa do segmento de varejo.


1-Revise seu estoque 2020 e 2021

Programe lançamentos de coleção com cautela e reveja quantidade de número de peças.

Cuidado com descontos para não comprometer a imagem da marca

Se informe com atacado e e-commerce sobre desempenho de vendas

Permutas podem ser boa opção em alguns casos

Recompense clientes fiéis com presentes e outros gifts para surpreendê-los e encantá-los, além de estimulá-los a retomar as compras.


2- Aprimore o engajamento digital

Pense em comunicar-se diariamente com seu cliente e crie senso de comunidade da sua marca. Use a força do conteúdo e influenciadores de nicho

Acelere investimentos digitais e mude gastos com mídia para canais online com foco na ativação dos clientes e não na construção de marca.

Aprimore seu site e considere parcerias com e-retailers de boa reputação.

O Marketing digital deve ajudar a aumentar as vendas online e a atrair consumidores a visitar as lojas físicas.


3- Gerencie seu caixa

Examine seus gastos e identifique reduções responsáveis de saída. Revise contratos e despesas operacionais incluindo Marketing e Eventos. Prepare-se para apoiar o atacado e e-commerce estendendo prazos de contas a receber e organizando trocas de estoque.


4- Planeje de demanda

Tenha uma clara visão da sua necessidade. Revise seu orçamento 2020 em cada unidade de negócio. Crie incentivos para chefes de departamentos e definam novas metas. Atenção em impulsionar vendas às custas da margem, pois uma abordagem focada em vendas produzirá projeções de demanda imprecisas.


5- Reveja o modelo de operação e centralize o digital

Essa crise foi catalizadora para muitas empresas em desenvolver e executar o online e a estratégia omnichannel. Consumidores devem ser tratados igualmente em todos os canais, com a mesma linguagem e benefícios. O serviço digital deve ser personalizado visando dar continuidade ao alto padrão de experiência física.


Refletindo sobre essas possiblidades vemos que agora chegou a vez de desenvolver talento gerencial em resiliência e transformação. Busque informação à sua equipe, treine-a e incentive-a a estarem juntos nesse momento. Pessoas juntas são mais criativas e constroem uma história de sucesso.


Gostaria de trocar mais ideias sobre o tema acima? Me procure e tomamos um café!


Fonte McKinsey & Company

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