O consumidor está aprendendo uma nova forma de compra e você precisa sair à frente no processo de venda

Sempre fui uma curiosa sobre comportamento humano. Trabalhando por anos com Marketing canalizei essa curiosidade em comportamento do consumidor. Esta foi uma das razões por eu me sentir desafiada, mesmo trabalhando longos anos em uma mesma empresa, 10 anos na CHANEL, sempre tive a sorte de inovar frente aos anseios e desejos dos consumidores, afinal, o ser humano está em constante mudança.
Minha carreira no varejo iniciou no mercado de luxo e neste segmento o comportamento dos clientes é pautado em emoções e é extremamente rico em experiências incríveis. Ainda farei um post focado e dedicado a este tema que tanto amo, mas hoje gostaria de dividir com vocês uma reflexão do momento atual.
Como o consumidor irá se comportar frente à pandemia Covid-19? Como fica o consumo dos chineses (representam 35% do consumo de luxo mundial?) E a produção de Itália? França? Países com DNA do luxo, criadores, produtores e influenciadores mundiais. Quais são as próximas tendências de consumo no mercado de luxo para 2020?
Pesquisei e selecionei seis tendências de consumo que se salificarão em resposta à crise.
· Mais de CHINA: compras de luxo recomeçarão a acontecer na China, considerando que o controle hoje estabelecido continue. Com restrições mundiais de viagens, muitas compras que aconteceriam em outros países por turistas acontecerão na China
· Aceleração para compras digitais: quando seguros, os consumidores retornarão às compras em lojas físicas, possivelmente renovados para experiências face-a-face, mas alguns hábitos digitais desenvolvidos neste período ficarão fortes, especialmente para empresas que estão trabalhando variedade de produtos, marketing digital e experiência do usuário. · Consciência social sobre impactos no meio ambiente: o interesse por sustentabilidade irá se consolidar. As marcas esclarecidas podem repensar o ciclo de vida do produto, gerenciamento da cadeia de suprimentos e descarte de estoque não vendido.
· Ascensão de mentalidade pós Aspiracional: consumidores priorizarão marcas com propósito e a ética andará de braços dado com a estética.
· Valorização de marcas locais: A opinião pública durante o surto às vezes estigmatizou certas nações, provocando demonstrações assertivas de orgulho cultural em diferentes territórios. As marcas precisam de sensibilidade e evitar inflamar essas questões governamentais.
· Poder da inclusão: as marcas precisarão usar toda a sua criatividade para renovar sua oferta a preços acessíveis, refletindo o poder de gasto reduzido de muitos clientes da classe média.
E vocês, já se sentiram impactados com essas tendências? Eu confesso que estamos em um momento deliciado e difícil para a saúde para a economia, mas acredito que o pós crise será de força, união, resiliência e criatividade para um mundo mais consciente.
Fonte: Bain&Company
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